Quando pensamos em mães, lembramos sempre de alguém que cuida: dos filhos, da casa, do trabalho. Hoje queremos fazer as mamães lembrarem de si mesmas, afinal, elas também precisam de cuidado. Por isso, vamos falar da relação das mães com o autocuidado e a importância desse hábito para essas mulheres.

A importância do autocuidado

Antes de ser mãe, é mais fácil lidar com o tempo. O seu dia depende em maior parte de você, de como organiza as atividades. Com a chegada de um filho, isso muda radicalmente. Seu horário passa a ser o horário do neném. Conseguir um tempo para cuidar da casa ou fazer seu trabalho fica difícil, então quem consegue pensar em tempo para cuidar de si? Mesmo quando, por um milagre, surge um tempo, cuidar de si não é prioridade.

Isso parece ser muito normal e até mesmo natural. Porém, sabe o que acontece a longo prazo quando se leva uma rotina assim? As mães vão ficando cada vez mais cansadas, até se sentirem exaustas. Dessa forma, esse dia a dia afeta também (e muito) a saúde mental.

Como mãe, essas mulheres podem pensar que cuidar das outras áreas é mais importante do que cuidar de si, não é mesmo? Porém, ninguém confiaria em um médico se chega em seu consultório e eles está fumando. Por isso, cuidar de si é essencial para que você consiga cuidar bem de todo o resto.

Além disso, o autocuidado e a preservação da saúde mental facilita a conexão com os filhos. As mães com o emocional saudável são menos reativas e conseguem lidar melhor com os momentos difíceis, como as birras, por exemplo.

As mães criarem o hábito do autocuidado traz uma maior aceitação de si mesma. Elas poderão se conectar consigo mesmas, se conhecer mais e assim, terem mais consciência de suas qualidades e defeitos. Se você é uma mãe, lembre-se: seu filho não precisa que você seja perfeita, mas precisa que você esteja bem.

Como cultivar o autocuidado?

Você é uma mãe e percebeu que tem deixado o autocuidado de lado? Fique tranquila! Aqui estão algumas dicas para você aplicar todos os dias:

  • Conecte-se com outras mães;

Saber que você não está sozinha é muito importante. Conhecer pessoas que têm uma realidade como a sua pode dar uma outra visão da vida, dos problemas, das preocupações, etc. Por isso, mantenha contato com outras mães. Você pode entrar em grupos ou páginas nas redes sociais onde as mães compartilham suas experiências.

  • Um pouquinho de autocuidado ainda é autocuidado;

Essa dica é rápida e prática. Inclua pequenos momentos de autocuidado ao longo dos dias. Hoje não dá pra demorar demais no banho? Certo, então hoje você lava o cabelo e amanhã faz aquela esfoliação para deixar a pele bem macia.

Por outro lado, é importante sempre que possível, aproveitar o momento da soneca ou pedir ajuda para a sua rede de apoio. Nesses casos, é importante demorar o quanto conseguir. Tome um banho demorado, use todos os produtinhos e curta seu momento. Você merece!

  • Tenha um hobbie.

Ter um hobbie é uma forma de focar em você. Por isso, escolha algo que realmente gosta e inclua isso no seu dia a dia. Lembre-se de que o ideal é que esse hobbie não exija tanto de você, pois esse deve ser um momento de relaxamento.

Gostou de saber mais sobre a importância das mães terem momentos de autocuidado? Então envie essa máteria para uma mãe que você sente que precisa ler.

Conheça também nosso perfil no instagram:😍 

Passo a passo para um banho de lua perfeito

3 mentiras que já te contaram sobre cabelos cacheados e crespos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *