A autoestima é a avaliação que fazemos de nós mesmas, ela pode ser positiva ou negativa. Fazemos essa avaliação sobre nosso físico, nossa inteligência, nosso modo de viver, etc. A autoestima baixa traz muitos danos. Perdemos a confiança em nós mesmas e até nossa relação com quem amamos pode se tornar difícil. Se você está passando por esse momento ou quer se sentir ainda melhor, aqui vão algumas dicas práticas para aumentar a sua autoestima.

Busque o autoconhecimento                 

Se você tem o cabelo preto, vê esse cabelo no espelho todos os dias, tem a certeza da cor dele, nunca irá acreditar se alguém falar para você que, na realidade, ele é ruivo. Isso acontece porque você conhece seu cabelo, sabe como ele realmente é!

Do mesmo modo, se conhecer trará para sua vida certezas sobre você mesma! Dessa forma, você ficará mais forte quando receber comentários negativos, pois irá pensar: eu não sou o que essa pessoa está falando. O mesmo acontece quando esses comentários vierem de você mesma, você irá parar e racionalmente saber que esse sentimento ruim não reflete quem você é de fato.

Por isso, busque conhecer seus pontos fracos e fortes. Melhorando o que acha que precisa e exaltando sempre o que encontrar de bom. Uma boa pedida para desenvolver o autoconhecimento é buscar a terapia com um profissional habilitado.

Outra alternativa é você ter a sua própria maneira de buscar esse autoconhecimento, de maneira mais independente e com auxílio de conteúdos disponíveis, por exemplo, em canais no Youtube ou livros focados nesse tema. Contudo, sempre tenha cuidado para garantir que os conteúdos que está consumindo são sérios e de qualidade.

Faça exercícios físicos

Você já ouviu falar da serotonina? Também conhecida como hormônio da felicidade, é a substância responsável pela sensação de bem estar. Praticar atividades físicas estimula a produção dessa substância no corpo, fazendo você se sentir bem, pois regula seu humor.

Lembre-se também que um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada contribuem para o bem-estar da sua saúde física e mental.

Aprenda a dizer não

Acima de tudo, você não precisa ser aceita por todos para ter valor, o seu valor existe apesar do que outras pessoas pensem. Dizer não mais vezes não fará de você uma pessoa egoísta ou incapaz.

Portanto, respeite a si mesma e aos seus limites e não aceite coisas que podem te fazer mal ou prejudicar de alguma forma. Caso bata o medo na hora de dizer o “não” lembre-se: sua prioridade deve ser manter perto quem gosta de você para além do que tem você tem a oferecer!

Com certeza essas dicas práticas para aumentar sua autoestima irão te ajudar nesse processo, por isso, não deixe de colocar todas em prática!

2 respostas a “Dicas práticas para aumentar sua autoestima”

  • Bom dia, parabéns, matéria muito significante para nosso dia a dia, cheia palavras valiosa. Que muitas das vezes , não que não sabemos o conteúdo da matéria, porém é sempre bom mantém em nossas mentes, para que não esquecermos.

    • Obrigada, Euda! Com certeza, é preciso manter o assunto sempre fresco para sabermos como agir frente aos problemas que podem surgir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *